Centro Cadaver Lab JF recebe curso hands-on em Medicina Intervencionista da Dor

RM

O Centro Cadaver Lab JF, da Suprema, recebeu módulos hands-on em cadáver fresco do Curso de Procedimentos Intervencionistas da Dor.

curso medicina intervencionista da dor: modulos hands on no centro de cadaver lab da Suprema

O Centro de Treinamento Cadaver Lab JF, da Faculdade de Ciência Médicas e da Saúde – Suprema, recebeu dois módulos hands-on do Curso de Procedimentos Intervencionistas da Dor: os treinamentos práticos em cadáver fresco de técnicas intervencionistas em dor guiadas por Ultrassom e por Radioscópio. O curso é ministrado pelo Instituto Singular, de Campinas (SP), com a parceira do Instituto Crispi e Suprema.

Os módulos reuniram anestesiologistas, ortopedistas, neurocirurgiões, fisiatras, reumatologistas e radiologistas de todo país. O curso busca atualizar o profissional na Medicina Intervencionista da Dor com o estudo prático e teórico das técnicas guiadas por fluoroscopia e discutir suas indicações e complicações. Além disto, o curso visa a apresentar algoritmos de intervenção baseados em protocolos internacionais e padronizar técnicas no Brasil para o tratamento das dores espinhais e não espinhais.

Coordenados pelos especialistas Charles Amaral de Oliveira, Paulo Renato da Fonseca, André Marques Mansano, Lúcio César Hott Silva e Fabrício Dias de Assis, todos renomados internacionalmente, os cursos hands-on têm módulos também no exterior, em Budapeste, na Hungria. Porém, com a pandemia, os coordenadores optaram por realizar os módulos no Centro de Treinamento Cadaver Lab da Suprema, que reúne as mesmas condições técnicas e de infraestrutura dos laboratórios no exterior.

O que é Medicina Intervencionista da Dor

A Medicina Intervencionista da Dor é uma prática ampla, indicada para várias patologias, em que são utilizadas técnicas minimamente invasivas para o diagnóstico e o tratamento da dor, com a Ultrassonografia. A USG tem se tornado uma importante ferramenta para o diagnóstico de diferentes tipos de dor e também para guiar procedimentos minimamente invasivos.

Neste caso, o médico usa as imagens de ultrassom para definir com maior precisão o local onde realizará a intervenção. Exemplos de procedimentos que podem ser guiados por Ultrassom são os bloqueios de nervos periféricos, as infiltrações de articulações, a radiofrequência de nervos periféricos, a hidrodisseccção e a radiofrequência resfriada de joelho, dentre muitos outros.

Sobre a Singular Cursos

O Singular-Campinas, é um centro de excelência internacional em tratamento de dor, oferece uma variedade de cursos e eventos para médicos que querem se especializar no manejo da dor. O objetivo do Singular é disseminar as melhores práticas da medicina intervencionista da dor e padronizar as técnicas em consonância com os preceitos do WIP (Instituto Mundial da Dor), associação internacional da o instituto é membro. Além deles, o curso conta com a colaboração de professores internacionais na organização e na docência, que buscam se aprofundar nas técnicas para controle da dor.

Leia Também: Curso de Endoscopia da Coluna Vertebral: EndoColuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Curso Gestor Municipal do SUS: aula magna acontece hoje - 28/07, 14h30

Nesta quarta-feira (28/07), 14h30, acontece a aula magna do curso Ser Gestor SUS - Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Municipal do SUS. Leia.
cursos de gestão municipal do sus

Você também pode gostar: