Simulado de Residência Médica: devo fazer?

RM

Devo fazer um um simulado de residência médica? Neste artigo você vai saber tudo sobre as questões de provas e a importância para os estudos.

simulado de residência médica e provas online

Com a temporada de simulados aberta, você pode estar se perguntando se é importante incluir um prova de Simulado para Residência Médica ou para outros concursos médicos – no seu cronograma de estudos.

Afinal, você vai ter que tirar um tempo precioso da sua rotina de preparação para se dedicar ao simulado.  É por isto que resolvemos consultar nossos especialistas para trazer informações sérias e seguras.

E já vamos a um spoiler: é sim importante fazer questões de prova de residência médica por assunto, como se fosse uma prova de residência médica da USP, por exemplo.

E por quê? Porque esta é uma das melhores formas de você perceber onde você está mandando bem e onde e como precisa melhorar.

Seria uma forma de avaliação para você obter o melhor resultado quando for enfrentar uma prova de residência médica para valer.

Saiba a importância de usar simulados para estudar para as provas de residência médica

Fazer provas de residência de simulados para estudar é uma maneira de avaliar seus conhecimentos. Os simulados para residência ou outros concursos médicos, além do Revalida, permitem que você identifique lacunas nos seus estudos.

Todos sabem que o programa de preparação para as provas de residência médica é extenso e, portanto, o simulado é um momento para você analisar o que está bem e o que está faltando. O simulado acaba sendo um termômetro de sua preparação.

E quais são as vantagens de fazer questões de provas de residência?

Em primeiro lugar, é bom que você saiba que fazer questões de provas de residência médica é uma forma de resgate da memória. Ou seja, quando você treina você está resgatando aquele conteúdo que você estudou já há algum tempo.

Bom, mas voltando às vantagens vamos listá-las

Vantagens

– Treinar o tempo

Na prova de residência médica simulada online, geralmente, estabelece-se o mesmo tempo da prova real. Portanto, você precisar saber lidar com o tempo de prova e como utilizá-lo em cada uma das questões. Se prepare e faça a prova como se ela fosse real.

– Conhecer e entender o estilo das questões

Cada instituição tem um formato diferenciado de propor as questões. Seja uma prova de residência médica da USP, da Unicamp ou Unifesp. Também os processos de residência unificados como o PSU/MG ou das provas de residência do SUS São Paulo têm um estilo próprio.

– Feedback das questões

Com os gabaritos divulgados você pode aproveitar para estudar cada tema, especialmente aqueles que você não acertou ou ficou em dúvidas.

– Analisar o que mais cai na prova

Embora as provas mudem de um ano para o outro, certamente você terá condições de analisar o que mais é cobrado nas provas dentro de cada especialidade médica. Não é uma análise literal, porém, um bom indicativo.

-Segurança

Ao fazer o Simulado para as provas de Residência médica você acaba desmistificando os concursos.

Portanto, ao chegar na hora da prova real, você estará completamente seguro. Afinal, quando você faz o simulado estará tendo contatos com questões de provas de residência dos últimos – 2018, 2019, 2020 e 2021.

Como incluir o simulado de Residência Médica no cronograma de estudos

Passada a prova, você já viu o que de bom você pode tirar de imediato para sua preparação. Agora, vamos saiba o que você pode aproveitar em médio prazo. Uma revisão geral de cada uma das questões e das respostas. Isto vale para as questões certas e questões erradas, uma forma de você fixar aquele conteúdo.

Quando falamos de questões, estamos nos referindo aos enunciados que, em muitos casos, são complexos e por conta de uma pequena distração pode te levar ao erro. Quando você compreende a questão, pode ter certeza que aquele tema não será mais problema: você apendeu de fato.

Uma dica interessante é você também usar as questões para construir textos, ou flash cards, ou seja, exercite construindo um material que você possa consultar. Isto é bom inclusive para provas com questões abertas. Ajuda a fluir o raciocínio.

Ao revisar as questões, mesmo que o tema não seja cobrado com frequência nas provas, não o abandone. Saiba que todos os temas são importantes e, portanto, podem garantir um ponto decisivo na sua prova de residência médica.

Em resumo, fazer simulados de residência médica tem muitas vantagens e, claro, vai ser útil na sua preparação. É uma oportunidade de diversificar os estudos, fazer uma autoavaliação e, ainda, analisar o seu psicológico ao enfrentar uma prova. Por isto, é preciso fazer a prova  com compromisso e dedicação. O contato com questões de provas anteriores, o estilo de questões, os temas abordados em cada especialidade médica, o resgate da memória tudo isto vai ajudar você a estar muito bem preparado quando o desafio da prova de residência médica for real.

E vale uma dica

Se você se empolgou e quer fazer um Simulado de Residência Médica aí vai uma dica. O Revisamed – Revisional em Medicina realiza no próximo dia 29 de maio o Simulado Revisamed 2021. Uma oportunidade de você treinar tudo o que dissemos anteriormente.

E, além disto, o curso dará bolsas de 100% para o preparatório para residência médica R1 e para o curso de Clínica Médica, além do TOP Provas, um livro impresso com as provas mais recentes ( 2019, 2020 e 2021) para os primeiros colocados.

Clique na imagem abaixo e faça a sua inscrição.

simulado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Como escolher o curso preparatório para a Residência Médica

Para facilitar a vida do estudante de Medicina, o Portal Residências Médicas selecionou dicas para quem já planeja a residência médica.
curso para residencia medica

Você também pode gostar: