Cirurgia Geral: abdômen agudo. Portal Medicina Atual

RM

No Portal Medicina Atual você encontro os mais variados temas da Medicina no formato de pergunta e resposta. Veja sobre abdômen agudo.

cirurgia geral : abdômen agudo. O que você precisa saber

O Portal Medicina Atual disponibiliza conteúdos médicos de todas as especialidades, no formato de pergunta e respota. Além disto, traz artigos relacionados a cada tema. Neste post, o tema tratado é de Cirurgia Geral : abdômen agudo. O que é, quais as causas, dor, entre outras questões são tratadas neste material.

Abaixo você terá uma parte do conteúdo. Para acessar todo o material cadastre-se no portal Medicina Atual.

Confira, então, parte do conteúdo

Cirurgia Geral- abdômen agudo

O que é abdômen agudo?

É uma síndrome caracterizada por dor abdominal difusa e súbita, de causa traumática ou não, que necessita de intervenção médica de urgência (clínica ou cirúrgica).

Quais as causas de abdômen agudo não traumático?

Obstrutiva, inflamatória, perfurativa, hemorrágica e vascular.

Relacione os quadrantes do abdômen com os órgãos envolvidos e as principais possíveis origens de dor nessas localizações.

As vias da dor visceral são muito compartilhadas, o que leva, muitas vezes, à inespecificidade de sua localização. Com base nessa afirmação, semiologicamente, quais os três tipos de dor, suas origens e características?

Dor visceral – é mediada por fibras aferentes do sistema nervoso autônomo. Seus receptores estão localizados nas paredes de vísceras ocas e na cápsula de órgãos parenquimatosos. Tem como característica ser mal definida, sem localização precisa, de início gradual e de longa duração. Quase sempre está relacionada com distensão de vísceras ocas e estiramentos capsulares.

Dor parietal ou somática – é mediada por receptores ligados aos nervos somáticos encontrados no peritônio parietal e à raiz do meso. Sua percepção ocorre em um dos quatro quadrantes do abdômen. É uma dor melhor definida e mais localizada, de início abrupto, constante. Associa-se a outros sinais, como rigidez ou contratura muscular involuntária e paralisia intestinal. A dor decorrente de contratura muscular leva ao que chamamos de descompressão brusca dolorosa positiva e, quando há contratura de toda a musculatura abdominal, essa situação é conhecida como “abdômen em tábua”.

Dor referida – é transmitida pela via visceral, sendo frequentemente sentida no segmento onde foi originada embriologicamente. Também pode ter estímulos de fibras nervosas em níveis superiores da medula espinhal (via somática).



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Bradiarritmias Cardíacas: o que você precisa saber

Bradiarritmias Cardíacas: o que você precisa saber é o tema deste post baseado no conteúdo disponível no portal Medicina Atual. Confira
Bradiarritmias Cardíacas

Você também pode gostar: