Saiba mais sobre anemias hipoproliferativas

RM

O Portal Medicina Atual disponibiliza conteúdos médicos completos. Neste artigo, o tema selecionado é anemias hipoprolierativas.

Saiba mais sobre anemias hipoproliferativas

Você que está se preparando para as provas de Residência Médica sabe que precisa estudar um programa extenso. Para facilitar a vida de quem precisa estudar para provas e concursos ou mesmo para o internato da faculdade de Medicina e residência, o Portal Medicina Atual disponibiliza conteúdos completos, no formato de pergunta e resposta, que ajuda na memorização e na fixação do tema. Neste artigo, selecionamos um trecho sobre anemias hipoprolierativas..

Já temos um outro conteúdo sobre o mesmo tema no artigo Saiba tudo sobre Anemias Hipoproliferativas e este material abaixo complementa o tema da especialidade Hematologia. Dê uma olhada e, para acessar o conteúdo completo, gratuito, basta fazer o cadastro no final do post. Vamos lá?

Anemias hipoproliferativas

1. Qual a definição de anemia aplástica?

Pancitopenia (anemia + neutropenia + plaquetopenia) associada a uma biópsia de medula óssea acelular ou hipocelular contendo menos de 30% do espaço medular.

2. Na presença de um paciente com pancitopenia associada a uma biópsia de medula óssea hipocelular, quais sinais clínicos afastam a suspeita de anemia aplástica?

Hepatoesplenomegalia.

3. Quais são as possíveis consequências da mielotoxicidade decorrente do uso de cloranfenicol?

1) Efeito tóxico nos precursores eritroides, dose dependente, com a toxicidade podendo ser reversível com a suspensão do medicamento; 2) Aplasia medular idiossincrásica, não dose dependente, irreversível.

4. Sabendo-se do mecanismo autoimune na origem da fisiopatologia da anemia aplástica, como é feita a confirmação dessa etiologia imunológica e qual a principal citocina capaz de induzir apoptose nas células progenitoras da medula óssea?

Resposta ao tratamento imunossupressor confirma etiologia imunológica; Interferon gama.  

5. Quais os sinais clínicos que comumente podem ser observados na chamada anemia aplástica congênita (anemia de Fanconi)?

Polegares anômalos ou ausentes, manchas café com leite, anomalias renais, microcefalia, retardo mental, baixa estatura, estrabismo.

anemia aplástica congênita

6. Com base na tríade clássica da anemia aplástica, qual quadro clínico espera-se encontrar diante de um paciente com tal doença?

Astenia (decorrente da anemia), febre e infecções de repetição (decorrente da leucopenia / neutropenia), hemorragia (decorrente da plaquetopenia).

7. Como é calculada a quantidade de neutrófilos no sangue?

Segmentados + bastões.

….continue acessando este e outros conteúdo. Clique abaixo e faça seu cadastro.

portal medicina atual : anemias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Doença Hepática Alcoólica - Portal Medicina Atual

A doença hepática alcoólica tende a ser assintomática e progressiva e pode acarretar uma série de complicações. Saiba mais.