Cirrose hepática e suas complicações: Medicina Atual

RM 2

Saiba sobre Cirrose Hepática e suas complicações no conteúdo do portal Medicina Atual. Veja também artigos científicos sobre o tema.

sistema hepático - cirrose hepática

Na Especialidade Médica de Hepatologia, o Portal Medicina Atual disponibiliza vários conteúdos e artigos científico, entre eles, um conteúdo dedicado à Cirrose Hepática e suas complicações.

No formato de pergunta e resposta, o conteúdo aborda todos os detalhes desta patologia, definições, causas entre outros aspectos.

A seguir disponibilizamos um trecho do material que pode ser acessado por completo no Medicina Atual gratuitamente. Basta fazer o cadastro.

Cirrose hepática e suas complicações

1 – Defina cirrose hepática e explique como ela ocorre.

A cirrose consiste em uma lesão progressiva e difusa do fígado com alteração de toda estrutura do parênquima hepático e formação de nódulos devido ao aumento progressivo de fibrose. Essas alterações ocorrem devido à agressão e estímulo a células estelares, inicialmente numa fase de hepatite crônica, associada ao depósito de matriz de colágeno, que gera fibrose com alteração arquitetural progressiva parênquima hepático.

2- Indique as principais causas de cirroses atualmente.

  • ÁLCOOL;
  • VÍRUS: VHC/VHB;
  • ESTEATO-HEPATITE NÃO ALCOÓLICA;  
  • AUTOIMUNES (HEPATITE AUTOIMUNE, COLANGITE BILIAR PRIMÁRIA E COLANGITE ESCLEROSANTE PRIMÁRIA);
  • HEMOCROMATOSE;
  • DOENÇA DE WILSON;
  • DROGAS;
  • CRIPTOGÊNICA.

3- Comente a respeito da História natural da Cirrose

O indivíduo evolui com quadro de hepatite crônica cerca de 10 a 30 anos, variando de acordo com a etiologia e intensidade da resposta inflamatória individual. A progressão lenta e assintomática ou oligossintomática. Na fase inicial de fibrose avançada com formação de nódulos tem-se a cirrose hepática compensada, que apresenta parênquima suficiente para manter função hepática e ainda é silenciosa. Essa cirrose tende a progredir e descompensar a partir do desenvolvimento de complicações associadas à hipertensão portal, clinicamente significativa, e à insuficiência hepática, além do maior risco de surgimento do carcinoma hepatocelular.

4- Em relação à hepatite C, como é a história natural da doença?

Hepatite C: A infecção pode evoluir como hepatite crônica assintomática, que dura cerca de 20 a 25 anos até o aparecimento de cirrose, com mortalidade associada à insuficiência hepática e carcinoma hepatocelular em aproximadamente 25 a 30 anos após o início a doença. Deve-se lembrar que nem todo indivíduo apresenta evolução igual. Alguns indivíduos não apresentam progressão significativa da fibrose e outros eliminam ….

….acesse o conteúdo completa no Portal Medicina Atual. Clique abaixo.

cirrose hepática

Leia também:

Saiba tudo sobre Anemias Hipoproliferativas

Abortamento: saiba tudo sobre o conteúdo de Ginecologia

2 thoughts on “Cirrose hepática e suas complicações: Medicina Atual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Infectologia: abordagem do paciente HIV positivo

Confira um conteúdo sobre a abordagem do paciente HIV positivo. Este e outros temas estão disponíveis no portal Medicina Atual.

Você também pode gostar: