Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos

RM

Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos é um dos temas abordados na especialidade de Psiquiatria . Veja o conteúdo.

disturbios psicoticos

Espectro da Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos é um dos temas abordados na especialidade de Psiquiatria e disponibilizado pelo Portal Medicina Atual. Abaixo, replicamos parte do conteúdo sobre este tema.

Se você está se preparando para a Residência Médica ou tem interesse no tema para uma atualização vai encontrar um material atualizado, elaborado por especialistas, no formato de pergunta e resposta.

Confira, portanto, parte do conteúdo. Para acessar todo o material basta um cadastro simples e gratuito no portal Medicina Atual.

Espectro da Esquizofrenia e outros Transtornos Psicóticos

1. O chamado “espectro da esquizofrenia” é caracterizado por um conjunto de transtornos em que a marca principal é a presença de sintomas psicóticos. O que são sintomas psicóticos? Quais são as principais características e os transtornos que compõem esse espectro?

Os sintomas psicóticos se caracterizam por uma ruptura com a realidade, levando a alterações na percepção (gerando alucinações, mais frequentemente auditivas), nas emoções, cognições e pensamentos (gerando delírios – juízos falsos acerca da realidade) e comportamentos. Assim sendo, os pacientes psicóticos tipicamente têm um insight prejudicado, ou seja, uma precária consciência da sua doença, dos seus sintomas e da sua condição em geral. Trata-se de um grupo de transtornos com etiologias heterogêneas, graves e crônicas, com importante prejuízo no funcionamento social e laborativo. Os transtornos psicóticos são representados pelos seguintes estados mentais: esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno esquizofreniforme, transtorno delirante, transtorno psicótico compartilhado, transtorno psicótico breve e catatonia.

2. Os sintomas psicóticos podem ser positivos ou negativos. Qual é a diferença entre eles? Procure dar exemplos de sintomas psicóticos positivos e negativos.

Os sintomas psicóticos positivos são caracterizados pela inserção patológica de algum elemento no funcionamento psíquico normal do paciente. Assim, são manifestações novas, floridas e produtivas do processo psicótico. Poderíamos afirmar que “é aquilo que o paciente não deveria ter, mas tem”. São representados pelos delírios e alucinações.

Já os sintomas psicóticos negativos são caracterizados por perdas de certas funções psíquicas, na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc. Há um empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo. Poderíamos afirmar que “é aquilo que o paciente deveria ter, mas não tem”. São representados pelo embotamento afetivo, retraimento social, hipobulia, hipopragmatismo e alogia (discurso desorganizado).  

3. Defina delírios e alucinações. Procure dar exemplos.

Delírios: são juízos patologicamente falsos da realidade. Exemplo“meus vizinhos descobriram que sou um agente secreto e estão querendo me exterminar, instalaram câmeras pelo bairro para vigiarem todos os meus passos”.

Alucinações: são alterações da sensopercepção, em que o paciente tem uma percepção sensorial sem a presença de um estímulo. Na esquizofrenia, podem ocorrer em todas as modalidades sensoriais, sendo que as auditivas são as mais comuns e as visuais, as mais raras. Exemplo: “não tinha ninguém em casa, mas eu estava ouvindo dois homens comentando sobre as coisas que eu estava fazendo”.

4. Descreva os principais aspectos epidemiológicos da esquizofrenia:

 A prevalência global da esquizofrenia gira em torno de 1% ao longo da vida, com prevalência mais alta em populações migrantes, países desenvolvidos e em maiores latitudes. A prevalência tende a ser a mesma entre homens e mulheres, mas como o quadro tende a se iniciar mais precocemente em homens, assim como a maior presença de sintomas negativos, a esquizofrenia é mais grave nesse gênero, com um consequente pior prognóstico. A taxa de mortalidade é mais alta entre esquizofrênicos, sendo o suicídio uma causa importante de morte (em torno de 15%).

….. acesse o conteúdo completo. Clique abaixo e faça o seu cadastro

Espectro da Esquizofrenia -Transtornos Psicóticos

Leia também:

Asma: saiba tudo sobre a doença. Portal PneumoAtual

Asma: saiba tudo sobre a doença. Portal PneumoAtual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Tudo sobre a Artrite Reumatoide Portal Medicina Atual

Está precisando estudar Reumatologia? Então, separamos este material completo sobre Artrite Reumatoide., no formato de pergunta e resposta.
reumatologia